Já fez dois meses, no Sábado passado, dia 12, que o Pedro nasceu. Para quem desejar saber, o parto foi na Cuf Descobertas (um hospital que aconselho ), mas é necessário considerar que existem, ainda, algumas lacunas em termos de pessoal e acompanhamento após o nascimento.
O meu obstetra, é muito bom, também aconselho a quem tem dúvidas sobre que médico escolher: Dr Jorge Lima. É um excelente profissional; e é ele que assiste e faz os partos! Não delega essa função.
Bom, mas o que vos quero dizer, meninas e meninos, é que depois do miúdo nascer, é que "a porca torceu o rabo"!!!!
O Pedro mal pegava na mama, o meu peito entumesceu e encaroçou demasiado, tive mastites (duas) com febres muito altas; foi necessário "desentupir" os intestinos do Pedro, fazer o teste do Pézinho, orientar com o leite artificial e ajudar com a "farfalheira" que ele apanhou.
Foi aqui que entrou a técnica, Luísa Valentim, Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria. É amiga pessoal, mas fora isso, há que fazer justiça ao excelente serviço que presta, em casa de quem precisa, na área do pós parto. A senhora, onde "põe a mão" sai "obra" e garanto-vos que é um alívio.
É quase inédito em Portugal, este tipo de serviço. Aproveitem, minhas amigas, porque a mãe, a avó, a tia e a sogra são muito fixes, para dar apoio no serviço doméstico, ficar com o filho uns bocados e dar carinho. Os palpites, dispensem!
O apoio técnico, esse sim, é uma mais valia, na recuperação física e psicológica da mãe, assim como na orientação do bebé.
A enfermeira propôe-se a:
- Efectuar o rastreio de doenças metabólicas (teste do pezinho)
- Dar apoio à amamentação e prevenção de mastite
- Efectuar o ensino de cuidados ao recém-nascido
- Cuidados com o coto umbilical
- Efectuar massagens abdominais para alívio de gases
- Higienizar, confortar e eliminar
- Ajudar na vinculação e competências do recém-nascido
- Efectuar a avaliação do desenvolvimento
NOVIDADE PARA BREVE: Massagem SHANTALA para o bebé.... enquanto a mãe e/ou pai desfrutam de um belo vinho do Porto com 29 anos...que é o estou a fazer agora mesmo...
Um grande Bem Haja, à Luísa. (AlôMamã.net)
Sem comentários:
Enviar um comentário